por Interlegis — última modificação 07/12/2021 16h30
História da Câmara Municipal

A lei 9301, de 18 de junho de 1990, cria o Município de Entre Rios do Oeste, então distrito desmembrado do Município de Marechal Cândido Rondon.

Em 1º de outubro de 1992, foi eleita a primeira legislatura do Município de Entre Rios do Oeste,  que ficou constituída pelos Senhores  Vereadores Arcildo Rafael Maldaner(PFL), Anita Zimmermann (PFL), Eloir Bremm(PFL), Irineo Zimermann(PFL), Carlito Backes(PMDB), Renato Grasel(PMDB), Romeu Backes(PMDB), Roque Julio Brod(PMDB) e Romário Schaefer(PFL), os quais tomaram posse no dia 1º de janeiro de 1993, oportunidade em que foi instalada a 1ª Legislatura.

Para Presidir os primeiros dois anos, foi eleito, entre os nove vereadores, o Senhor Romário Schaefer, (1993/1194) e para 1995/1996, o Senhor Arcildo Rafael Maldaner.

Ainda para ser o Primeiro Prefeito do Município de Entre Rios do Oeste, foi eleito o Senhor João Natalio Stein(PFL) e como Vice-Prefeito o Senhor Elpidio Holzbach(PFL).

No dia 02 de abril de 1993, Instalada a Câmara Municipal Constituinte para Elaborar a Lei Orgânica de Entre Rios do Oeste, como Presidente o Senhor Romário Schaefer, e Secretário o Senhor Arcildo Rafael Maldaner, como Relator da  Comissão Geral o Vereador Senhor Eloir Bremm.

A Lei Orgânica Municipal, foi Promulgada em 05 de outubro de 1993.

A Câmara Municipal teve sua sede durante os primeiros dois anos no mesmo endereço do primeiro imóvel onde se localizava a Prefeitura, na Rua Paim, e em 1994, sob Presidência do Vereador Romário Schaefer, iniciou-se a licitação para aquisição de terreno para Edificação da Sede do Legislativo Entrerriense, e aos 6 dias do mês de outubro de 1995, deu-se o ato solene de inauguração do Novo Prédio do Legislativo Municipal Entrerriense, na rua Amazonas,790, Centro. No ato de Inauguração estiveram presentes vários Prefeitos, Presidentes e Vereadores dos Municípios vizinhos. O anfitrião do Ato Inaugural o Vereador Presidente Arcildo Rafael Maldaner e  o Senhor Prefeito Municipal João Natalio Stein.

No biênio 2013-2014, foram iniciadas as obras para o prédio anexo da Câmara Municipal, sob Presidência do Vereador Jair Bokorni, sendo esta obra inaugurada na data de 10/12/2014.  O anfitrião do Ato Inaugural o Vereador Presidente Jair Bokorni e o Senhor Prefeito Municipal Jones Neuri Heiden.